Vamos falar sobre ROI e ROAS?

Quando falamos sobre marketing, principalmente marketing digital, fala-se muito sobre ROI, ROAS e diversas outras métricas para medir eficiência sobre investimentos, mas apesar de ser duas siglas parecidas, seus objetivos são diferentes. 

Primeiro vamos entender para que funciona.

O ROI é usado para medir o lucro (ou perda) gerado por cada investimento realizado. Isso significa que ele é uma métrica voltada a medir e entender como seus investimentos contribuem para os resultados finais da empresa auxiliando a tomada de decisão estratégica sobre os gargalos de investimento e pontos críticos que ficam em evidência. 

Já o ROAS mede a receita bruta do investimento obtido em compras no site. Essa métrica é baseada no valor de todas as conversões registradas e atribuídas exclusivamente a anúncios ADS, ou seja, é uma métrica usada para medir a eficácia das campanhas online.

Claro que devemos levar em conta que em alguns casos, não é possível contabilizar alguns eventos devido a dados parciais ou ausentes. Nesses casos, pode-se usar estatísticas para contabilizar alguns eventos, assim como os valores referentes a eles.

Como o cálculo é feito

O ROI é calculado subtraindo o investimento total do ganho que você obteve e dividindo esse valor novamente pelo investimento. 

Como calcular:  ROI = (Ganho Obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial

O ROAS é calculado como o valor de conversão das compras feitas no site, dividido pelo total do valor gasto. 

Como calcular:  ROAS = (Receita – Custo) / Custo

Agora conta pra gente… Ficou mais fácil de entender? Gostam desse tipo de informação? 😄

Referências:

https://support.google.com/analytics/answer/3264089?hl=pt-BR

https://www.facebook.com/business/help/1283504535023899

https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2021/07/27/o-que-e-roas-e-como-se-aplica-no-marketing.html

https://atendimento.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-roi-e-como-calcular/

Atualizações e novidades em Vamos falar sobre ROI e ROAS?

Fique por dentro

Situada em Alphaville, Barueri, São Paulo, a Zafarie se estabelece como uma agência proeminente no desenvolvimento de sites e lojas virtuais utilizando Magento e WordPress, atendendo clientes em todo o Brasil e internacionalmente. Nosso objetivo é promover o sucesso das vendas dos nossos clientes, estabelecendo parcerias duradouras fundamentadas em resultados tangíveis.

Com um compromisso inabalável com a qualidade, especializamo-nos na criação de soluções web nas plataformas Magento e WooCommerce, otimizando cada projeto para alcançar a excelência em SEO e maximizar o retorno sobre o investimento em campanhas de marketing digital. Nosso compromisso é transformar cada website e loja virtual em uma ferramenta de venda eficaz, assegurando que nossos clientes conquistem seus objetivos de negócio através da nossa expertise em desenvolvimento e estratégias de marketing online.

Ⓒ 2024 - Todos os direitos reservados - Zafarie Desenvolvimento de Sites e Marketing Digital - CNPJ: 34.693.198/0001-58